A Psicologia e Psiquiatria no tratamento da Obesidade
O tratamento da obesidade, cirúrgico ou não, por se tratar de uma uma doença que sofre a influência de vários fatores como genética, comportamento alimentar problemático, distúrbios endócrinos e metabólicos, sedentarismo e distúrbios emocionais, deve inclui um acompanhamento multiprofissional que inclui a psicologia e a psiquiatria como parte do processo.
O objetivo do acompanhamento psicológico e psiquiátrico do paciente obeso que irá se submeter a cirurgia bariátrica passa pela identificação e tratamento de fatores que possam interferir negativamente no resultado do tratamento, a reestruturação emocional e a conscientização com foco no trabalho psico-educacional e preventivo tendo em vista as mudanças pelas quais os pacientes passaram tanto em relação ao próprio corpo quanto em suas relações familiares e sociais. O intuito não é “Aprovar” ou não o paciente, e sim prepara-lo.
O acompanhamento pós-operatório visa, entre outros aspectos, garantir a adesão do paciente às orientações médicas e nutricionais necessárias para a obtenção dos resultados pretendidos assim como apoia-lo na transição para sua nova vida cheia de mudanças, renuncias e desafios.
Autoras:
Andrea Gazinelli – Psicóloga
Fabiana Rosa – Psicóloga
Isabella Couto – Psiquiátra
Lara Rabelo – Psicóloga
Sorry, the comment form is closed at this time.